sábado, 5 de novembro de 2011

Você conhece a Amazonia? E o Acre? Tem encontro com Deus? Como?


ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E PROTEÇÃO INDÍGENA – ONCAPI/AC
                                                                                                                                                                    
Benefício na AMAZÔNIA, alternativas para o mundo!

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. E será como a árvore plantada junto aos ribeiros de águas; a qual dá seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem. Tudo o que fizer prosperará. (Salmo 1, versos 2 e 3).
 A prosperidade dada por Deus é infinita!

Apresentação

O Estado do Acre localiza-se na porção sul-ocidental da Região Norte do Brasil. Faz fronteira, ao norte, com o Estado do Amazonas, ao sul, com as Repúblicas do Peru e da Bolívia, a leste, com o Estado de Rondônia. Atualmente tem 660 mil habitantes, distribuídos em seus 22 municípios, onde a grande concentração demográfica está na Capital, Rio Branco, segundo dados do IBGE. É um Estado de pessoas pacatas, em processo de aculturação universitária e especialização acadêmica diversas; espaço que, em grande escala a iniciativa privada e a tecnologia virtual ganham o mercado. É um Estado com muita floresta nativa (75%), onde a fotossíntese ainda é bastante concentrada, porém, se não houver preservação do que há de floresta acreana e a realização de trabalhos alternativos na recuperação de algumas áreas degradadas, a tendência é reduzir as florestas, aumentar a poluição de mananciais e, consequentemente, diminuir a concentração de fotossíntese.   
A Organização Nacional de Conservação Ambiental e Proteção Indígena – ONCAPI, tem sede na Rua Valdomiro Lopes, 1.179 – Bairro Geraldo Fleming, CEP 69.914-460, Rio Branco – Capital do Estado do Acre, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) 11.091.149/0001-40; reconhecida pelo Poder Judiciário, Comarca de Rio Branco/AC – Vara de Registros Públicos - Serventia de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, sob o nº. 11211 Livro A-4, às fls. 146, com registro de ordem 4303, em 04 de agosto de 2009.
Os principais fundamentos estatutários da ONCAPI/AC estão expostos no Artigo 2º do Estatuto ONCAPI: I. Conservar e Proteger o meio ambiente; II. Proteger as comunidades indígenas; III. Assistência social, cultural, religiosa, saúde e educação às comunidades carentes; IV. Desenvolvimento econômico e combate à pobreza; V. Sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito; VI. Promoção da Ética, da Paz, da Cidadania, dos Direitos Humanos, da Democracia; VII. Apoio à criança e ao adolescente; VIII. Apoio aos idosos.
Agora que você já conhece o principal OBJETIVO da ONCAPI, tem nosso blog, e-mail, endereço da nossa sede, pode continuar lendo este texto, conhecer os PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (forma de como serão realizados os trabalhos) de nossa Organização e, quem sabe, se tornar um grande parceiro nessa árdua missão...
            Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à região do silêncio” (Salmo 115, verso 17). Somente em vida é possível fazer ações, sejam em favor do meio ambiente, sejam em prol do próximo; porém, o ciclo vital (nascimento – desenvolvimento – envelhecimento – morte) é uma realidade, baasta comparar uma criança, um jovem, homem aos 50 e um idoso...Onde você se encontra nessa escola?
Seja sócio (a) contribuinte desse trabalho.

ROUBARÁ O HOMEM A DEUS?
* “Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. Repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos”. (Malaquias, 3, versos 8-11).
Quando colaboramos com ações sociais, estamos ajudando alguém a ter uma vida melhor ou saciando a fome de um ser humano que sonha com pouco de comida e viver dignamente como gente.
Você sabe quanto tempo vive uma pessoa?
A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passam rapidamente, e nós voamos”. (Salmo 80, V10).
            A ONCAPI – Organização Nacional de Conservação Ambiental e Proteção Indígena foi idealizada em 2007. O processo de legalização junto aos órgãos competentes demorou quase três anos. Nossa fé venceu o desânimo; o desejo, a esperança de poder desenvolver ações que ajudem a NATUREZA respirar melhor, que contribuam com pessoas necessitadas – aquelas sem refeição digna, entregues à rua, à própria sorte. Quem disse que o mendigo de hoje não pode ser DOUTOR? O projeto de nossa Organização é amplo e, as ações podem ser reais. Através da sua ajuda podemos realizar:

I – Palestras de conscientização nas escolas públicas e privadas, desde a pré-escola à universidade, abordando diversos temas sobre a preservação e recomposição do meio ambiente, envolvendo  associações de moradores, escolas, universidades;
II – Palestras sobre prevenção às drogas ilícitas, alcoolismo, tabagismo e incentivo a união familiar como importante no processo de integração e preparação social;
III – Reflorestamento de locais urbanas e rurais, incluindo as margens de rios e igarapés;
IV – Despoluição de igarapés, córregos, avaliação de trajetos dos esgotos que levam dejetos aos rios, conscientizando a comunidade a não jogar lixo e dejetos na natureza;
V – Criar Centros de apoio aos necessitados – locais de recuperação ao dependente químico (com médicos, psicólogos, evangelizadores,)
VI – Criar quadras esportivas para organização de competições esportivas nos bairros periféricos da Capital e nos municípios, incentivando a comunidade infanto-juvenil desenvolver talento, entretê as crianças e os jovens com atividades a fim de não terem tempo para usar drogas, praticar atos ilícitos. Segundo pesquisas recentes a maioria dos atos infracionais cometidos por adolesces é contra o patrimônio e, a idade varia de 12 a 17 anos, sendo motivado pelo uso de drogas e o abandono da família. 
VII – Criar grupos de evangelizadores (múltiplas religiões). O evangelizador pode até citar sua religião ou igreja a que frequenta, porém, não pode induzir qualquer pessoa a ir para essa ou aquela religião. A opção é inteiramente da pessoa. Qualquer ser humano que acredite, confie em Deus como único salvador, que Jesus Cristo é a porta de entrada para se chegar até o Salvador e , é bem vindo a nossa Organização.  Além do trabalho de evangelização conjunta (locais com aglomeração de pessoas, também serão realizados trabalhos, levando a palavra de Deus de porta em porta);
VIII – Compra de barcos e microônibus-hospital (com toda estrutura médica e odontológica) para atender as comunidades indígenas, ribeirinhas e periféricas (Acre e adjacências) e, em parceria com os órgãos competentes, emitir documentos (Carteiras de Identidade, CPF, Titulo Eleitoral, Registro de Nascimento, Casamento), levar cidadania até as comunidades carentes;
IX – Criar Centros de Capacitação Profissional e Inserção ao Mercado de Trabalho, proporcionando a realização de sonhos e construindo famílias alimentadas;
X – Estruturar locais e informatizá-los para que, grupos de estudos e pesquisas possam desenvolver estudos mais aprofundados sobre o meio ambiente.

* Contribua com a preservação do meio ambiente e a realizar sonhos. Se você tem condições econômicas e nesse seu coração abençoado por Deus, lá na sua consciência existe vontade de fazer parte desse trabalho conjunto,agora é hora:

 Banco 237/2
Agencia:
2840-1
Conta corrente:
13634-4/ BRADESCO

O homem, nascido da mulher, é de bem poucos dias e cheio de felicidade. Nasce como flor, e murcha; como uma sombra passageira, não permanece”. (Jô, 14, versos 1 e 2).
Segundo informações contidas no site www.fazendasfloresta.com. br, somente 9% do planeta ainda é coberto por florestas intactas. (Tema: Terra e mar em perigo) escrito por Herton Escobar (Enviado Especial/Curitiba). Fonte: Jornal de São Paulo: “O alerta vem de dois estudos apresentados pelo Greenpeace na 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, em Curitiba, (PR). Os pesquisadores definem “florestas intactas” como uma área de no mínimo 500 quilômetros quadrados que não tenha sido alterada pelo homem. Por esses critérios, mais 95% das florestas estão concentradas em 20 países, entre eles o Brasil”.
A idéia da Organização Nacional de Conservação Ambiental e Proteção Indígena – ONCAPI é trabalhar a conscientização, desde a pré-escola à 4ª série (nível básico da emprendizagem), fundamental (nível intermediário de aprendizagem), Ensino Médio (nível avançado de aprendizagem) e, universitários, mestrandos e doutorandos (níveis de análise e interpretação) a fim de termos pessoas conscientes e críticas em relação à importância da preservação e restauração ambientais. A criança que aprende na escola como preservar e recuperar a NATUREZA, seu aprendizado ultrapassa os muros da escola, pois começa a expor o que aprendeu na escola e a defender suas idéias em família (pais, irmãos, primos) e aos coleguinhas (vizinhos). Cuidar da natureza é uma questão de EDUCAÇÃO, de COSCIÊNCIA; é compreender o valor de biodiversidade, é ter conhecimento de que degradar o meio ambiente é desestruturar diversos fatores naturais: clima, poluir as águas, o solo, secar rios, igarapés; compreender que as principais fontes de alimentos (peixes, animais...) pode acabar. E, sem alimentos, sem água (potável) para beber o que será de nós? E nossos filhos? Nossos netos? 
Com o ritmo impressionante e crescente de desmatamento e destruição das florestas do planeta que o homem vem empreendendo nas últimas décadas, nunca antes presenciado, muito pouco do remanescente de florestas nativas sobrará. Há dez mil anos, 55% das terras do planeta eram cobertas por florestas. Dos quase 70 milhões de quilômetros quadrados que se estendiam pela superfície da Terra, restam hoje pouco mais de 20 milhões. Ou seja, dois terços dessa cobertura vegetal original não existem mais. As florestas resumem-se atualmente a cerca de 32% dos continentes”. (DESMATAMENTO – A situação atual do planeta), publicação no Informativo nº 21 – setembro/outubro de 1998, por Marcelo Szpilman.

Efeito estufa
O extermínio das florestas afetas diretamente o clima da terra, pois são elas que regulam a temperatura e os regimes de vento e chuva. A redução da camada vegetal e a diminuição da chuva contribuem para o aquecimento da atmosfera terrestre, fenômeno verificado nas últimas décadas e denominado efeito estufa.
De acordo com Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) da UNO (Organização das Nações Unidas), a temperatura terrestre aumentou entre 0,3 e 0,6 grau Celsius no século XX, como provável consequencia  do aumento na concentração de gases na atmosfera. Os principais são o dióxido de carbono (CO2), produzido pela queimada de florestas e pela combustão de produtos como o carvão, petróleo e gás natural; o óxido nitroso, gerado pela atividade das bactérias no solo; e o metano, produzido pela decomposição de matéria orgânica. Muitos países já adotaram estratégias de controle da emissão desses gases, com base no conhecimento do fenômeno, mas os resultados só poderão ser avaliados a longo prazo, uma vez que os gases permanecem na atmosfera por períodos que variam de 12 (metano) a 200 anos (dióxido de carbono)”. (Almanaque Abril, p.72).

Você pode ajudar com os trabalhos de preservação da NATUREZA e ainda colaborar na execução de ações sociais. “Hora ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a tua renda; então se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de vinho os teus lagares”. (Provérbios 3, 9 e 10).

Ajudar ao próximo é beneficiar a si mesmo. “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livra no dia do mal. O Senhor o livra, e o conserva em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás ao desejo de seus inimigos. O Senhor o sustentará no leito da enfermidade, e o restaurará da sua cama de doença”. (Salmo, 41, V 1,2 e 3).

ONCAPI: Organização Nacional de Conservação Ambiental e Proteção Indígena. Seja colaborador dessa idéia, sua doação é importantíssima. Agencia 2840-1, conta corrente 13634-4 / Bradesco.  Bem-aventurado aquele que lê, e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo”. (Apocalipse, 1, v 3).

CONTAMOS COM VOCÊ, NESSE TRABALHO!

Opcional: Forneça seu endereço ou caixa postal que enviaremos prestação de contas de sua contribuição (escritos, DVDs com depoimentos e outros).

O que você pensa sobre a relação entre Deus, a NATUREZA e a ação do homem? Você acredita que Jesus Cristo Voltará? “Vede, ele vem com as nuvens e todo o olho o verá, até mesmo os que o trespassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele”. ( Apocalipse, 1 v7).

Em 2005, a floresta amazônica começou a morrer. Não se trata ainda de uma condenação irreversível. Mas o mal crônico que está asfixiando o ecossistema já passou do ponto em que seu metabolismo possa recuperar a exuberância do passado.
A comparação mais didática é enxergar a mata como uma pessoa cujo coração foi salvo pela revascularização por pontes de safena, não antes, porém, de parte do músculo cardíaco ser destruída.
Mantido o atual ritmo de devastação e de mudanças climáticas, dentro de meio século o que hoje é o maior e mais rico ecossistema do planeta, podem estar totalmente desfigurado.
A Amazônia não é apenas um bosque fechado e cortado por uma malha de rios. É um organismo vivo em cujo, como as células do corpo humano, cada ser exerce um papel diferenciado e interconectado. O solo depende das árvores, que não vivem sem os rios, onde nadam os peixes, que se alimentam dos frutos das árvores, que são polinizadas pelos insetos que se escondem no solo. São inúmeros e interligados os ciclos da vida na Amazônia. Isoladamente, cada um deles tem alto poder de regeneração, mas, quando a agressão ambiental corta os dutos entre os diferentes nichos, a vida começa a ficar mais pobre.
Até os dias atuais, a Amazônia resistiu a diversas glaciações – períodos em que ocorreram secas prolongadas – por ter, entre outras coisas, a capacidade de gerar sua própria chuva.
Até recentemente, as previsões catastróficas sobre o futuro da Amazônia eram difundidas principalmente pelos militantes ambientalistas. Agora o alarme vem da ciência. Se persistir o ritmo atual de devastação da floresta pela pecuária, pelas fazendas de soja e pela exploração madeireira, 40% delas deverão desaparecer até metade deste século.
Simulações climáticas dão conta de que, no mesmo período, acerca de 30% da mata pode se transformar em cerrado, pois o aumento da temperatura impossibilitará a sobrevivência de várias espécies próprias da floresta tropical.
A devastação da Amazônia provocará alterações climáticas em várias regiões do planeta. O Sul e o Sudeste brasileiro serão afetados por uma seca que comprometerá os rios da bacia do Prata, grande fonte de energia hidrelétrica da América do Sul. Opções adaptadas de VEJA, 28/12/2005, p. 173-4.
Comprovadamente, a fotossíntese (eliminação de gás carbônico e fornecimento de OXIGÊNIO) é indispensável à vida dos seres vivos, principalmente a vida humana. Entretanto, árvores mortas não fazem fotossíntese.

Benefício na AMAZÔNIA, alternativas para o mundo! POR QUÊ?


JUSTIFICATIVA

Você já viu ou ouviu alguém afirmar que a fotossíntese acontece em locais onde não existe floresta e água?

A resposta é não! Se não há mata verde, não existe fotossíntese. Você sabe quanto ainda há de floresta (mata verde e natural) em seu país, estado, distrito ou município? Você sabia que a FOTOSSINTESE é indispensável aos animais (inspiração e respiração)? Como a concentração de Oxigênio na atmosfera é maior onde a floresta verde é densa, obviamente, se onde você mora a mata é escassa, o pouco de ar que você respira é fornecido pela grande quantidade de OXIGÊNIO, atualmente, na MAZÔNIA. Daí retoma ao nosso slogan: Beneficio na AMZÔNIA, alternativas para o mundo!.
Meio ambiente é tudo o que está a nossa volta, tudo o que compõe o planeta Terra: A atmosfera, a água dos rios, mares, lagos, chuva, o solo, o subsolo, as montanhas, vales, campos, florestas; as cidades, os micro-organismos; todos os vegetais, todos os animais, incluindo o homem. Qual desses elementos o mais valioso? É claro que a vida está em primeiro lugar. Mas o que estamos fazendo para preservarmos o meio ambiente e, consequentemente a vida?
Toda e qualquer manifestação de vida é um pequeno milagre. Desde uma planta, que sabe como preservar a sua espécie, colocando todas as características de uma nova planta dentro de uma pequena semente, até um passarinho, que defende seus filhotes com a própria vida, se for preciso. (CTB, Cidadania e Meio Ambiente, p. 128-132, atualizado com a Res. 285/08). O que define um ecossistema é o equilíbrio, uma harmonia relacional entre os diversos grupos de seres vivos que dele fazem parte, bem como entre outros o meio ambiente: o chamado equilíbrio ecológico, que é bastante delicado, pois pequenas alterações podem provocar grandes efeitos.
Recentemente o homem descobriu que a Terra é um grande ecossistema, e que alterações ambientais produzidas em um local, podem afetar todo o Planeta. Investir na conservação da AMAZONIA é está criando alternativas para o equilíbrio do meio ambiente, é ter a certeza de que não podemos sobreviver sem oxigênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário